seu produto digital pode iniciar uma conversa com milhões de pessoas
quando pensamos em acessibilidade digital, é comum que a conversa vá direto para a parte técnica: diretrizes, códigos, validações. mas isso é como consultar um mapa sem saber o ponto de origem ou o de destino. o verdadeiro objetivo de implementar recursos de acessibilidade é um só: melhorar a experiência do maior número possível de pessoas.
sempre que pensamos em produzir uma solução digital, pensamos em algo que resolva um problema, uma “dor” do nosso consumidor. mas nem sempre pensamos nas condições para que qualquer pessoa, ou, ao menos, que o maior número de pessoas consigam utilizar a solução desenvolvida.
segundo o censo de 2022, só no brasil, mais de 14 milhões de pessoas maiores de 2 anos de idade tem algum tipo de deficiência, e dentre estas pessoas, muitas necessitam de recursos de acessibilidade para realizar tarefas de complexidades diversas.
em termos práticos, é sobre garantir que uma pessoa com baixa visão possa utilizar satisfatoriamente o catálogo de produtos a página de pagamentos no site do seu negócio, ou, que um fã de games surdo possa contar com recursos que o permitam jogar o jogo que você criou com tanta paixão em igualdade de condições com pessoas sem qualquer deficiência.
mas também é sobre uma pessoa idosa conseguir comprar um ingresso para um show no aplicativo da sua empresa e não precisar de auxílio de terceiros para completar todas as etapas, desde a seleção de assentos, até a conclusão da compra.
acessibilidade é, em sua essência, não sobre segmentação, é sobre inclusão: é sobre como trazer o maior número de pessoas pra conversa.
e é também uma grande oportunidade de negócio.
além da obrigação legal: acessibilidade como inovação
empresas que adotam a inclusão digital como um valor central não estão apenas cumprindo uma lei. elas estão comunicando para o mercado que se preocupam com todos os consumidores
pessoas com deficiência também fazem compras em sites ou aplicativos, também jogam jogos eletrônicos e também utilizam ferramentas digitais para os mais variados fins.
elas também consomem, mas nem todo mundo tem seus produtos e serviços pensados para elas, nesse sentido, implementar recursos de acessibilidade digital é convidar todas essas pessoas para consumir de você.
investir em acessibilidade digital com a eachline gera um duplo retorno. o primeiro é o retorno financeiro: sua empresa expande o mercado, fortalece a sua marca e inova.
o segundo é o retorno social: seu produto promove uma sociedade mais justa e conecta sua marca a um propósito poderoso.
quer saber como tornar seu produto digital mais acessível?