diário de bordo: acessibilidade digital e jogos educativos na formação de professores da uenp
estivemos com a turma de letras da universidade estadual do norte do paraná para discutir como o design inclusivo impacta a educação.
muita gente conhece a eachline pela consultoria técnica em produtos digitais. mas existe uma outra frente do nosso trabalho que é estratégica para mudar o mercado de verdade: a educação.
acreditamos que o panorama atual da acessibilidade digital no país só será transformado através da conscientização e ensino.
então, nesta semana, nosso diário de bordo registra uma parada na universidade estadual do norte do paraná (uenp).
dessa vez, a conversa não foi sobre conformidade técnica ou auditoria. nosso diálogo foi com quem está se preparando para estar em sala de aula: os estudantes do curso de letras.
a formação, realizada nas duas últimas semanas de novembro, foi dividida em dois encontros de uma hora e meia cada. o objetivo foi apresentar o universo dos jogos educativos acessíveis não como uma complicação tecnológica distante, mas como uma ferramenta pedagógica necessária.
pode parecer curioso falar de games para estudantes de letras, mas a conexão é direta. jogos são formas alternativas de apresentar um conteúdo, inclusive, muitas vezes tem mais potencial de promover o aprendizado do que os métodos tradicionais de transmissão de conhecimento de forma expositiva.
e, assim como um texto pode excluir leitores se a linguagem for complexa demais, um jogo (ou qualquer material digital) também exclui pessoas se não considerar a diversidade de necessidades daquele público para interagir com aquele conteúdo.
durante a formação, fomos além do óbvio:
por que levar esse debate para dentro da universidade?
porque a acessibilidade, e principalmente no caso da eachline, a acessibilidade digital não é um checklist frio. ela é a resposta possível para as necessidades do maior número de pessoas.
quando um professor entende que um aluno pode precisar de legenda, outro de contraste, e outro de uma linguagem simplificada, ele para de enxergar a turma como um bloco uniforme. ele passa a entender que precisa oferecer opções.
na eachline, defendemos que “o diferente é poderoso”. levar essa visão para a formação de docentes é garantir que a inclusão deixe de ser um favor e passe a ser a norma no ambiente escolar.
compartilhar nossa experiência prática na uenp reforça nosso compromisso com a educação. nós não guardamos só para nós o conhecimento que adquirimos no mercado.
se a sua instituição de ensino, empresa ou equipe precisa desse tipo de formação — seja para introduzir o tema da acessibilidade digital, seja para nos aprofundarmos em design inclusivo, gamificação e outros temas relacionados a este universo —, a eachline também oferece cursos e palestras.
por isso, você, liderança nos segmentos empresarial, governamental ou escolar, entre em contato conosco. nós traduzimos a linguagem técnica do universo da acessibilidade digital para a necessidade particular das suas equipes, para qualificar ainda mais as entregas nos seus projetos.
deixamos aqui também os nossos agradecimentos ao professor doutor edson salviano nery pereira, à uenp e aos alunos de letras pela troca. pense num bom encontro? esse certamente foi!
seguimos trabalhando para que a tecnologia sirva às pessoas, respeitando as especificidades de cada um