5 erros comuns ao implementar acessibilidade digital (e como uma consultoria estratégica pode ajudar)
se a sua empresa já entendeu que a acessibilidade digital não é algo opcional, e sim uma necessidade estratégica, o primeiro passo (e o mais importante), já foi dado. agora, o desafio é outro: “como eu faço isso de forma correta e com o mínimo de dor de cabeça possível?” muitas equipes bem-intencionadas acabam investindo tempo e recursos de forma pouco eficaz e acabam caindo em armadilhas comuns no processo.
e justamente pra ajudar você a não cair nessas ciladas, que a nossa consultoria preparou um guia rápido com os 5 erros mais comuns na hora de implementar acessibilidade digital na sua empresa.
o erro mais comum é deixar a acessibilidade para a última etapa, como uma verificação final, geralmente associada à etapa da pós-produção, antes do lançamento. isso geralmente demanda retrabalho (o que é sempre mais caro), atrasos no cronograma e soluções improvisadas que não resolvem o problema de tornar seu produto mais acessível .
isso porque o melhor momento para pensar os recursos de acessibilidade do seu produto é no planejamento, já nos primeiros passos. isso garante economia de recursos e o fomento da inovação.
mas calma, mesmo não sendo essa a melhor fase para implementar recursos de acessibilidade, contratando uma consultoria de acessibilidade, esse processo pode ser muito mais simples. na eachline utilizamos uma abordagem estratégica da necessidade dos nossos clientes e apresentamos a melhor solução possível pensando no prazo, orçamento e possibilidades reais de implementação.
seguir as diretrizes técnicas (como a wcag) é fundamental, mas não é tudo. um produto pode ser tecnicamente “compatível” e, ainda assim, oferecer uma péssima experiência para pessoas com deficiência. acessibilidade sem usabilidade não resolve o seu problema, pois o que você quer é que mais pessoas usem o seu produto, e não só cumprir uma série de exigências técnicas descoladas da aplicação prática.
na eachline trabalhamos com uma abordagem centrada na pessoa e nas suas necessidades isso significa ir além das normas técnicas e focar no impacto real para garantir que as soluções funcionem para as pessoas que sua empresa quer alcançar.
ferramentas automáticas até ajudam, mas na prática podem gerar relatórios com centenas de “erros” de acessibilidade, que vão deixar a sua equipe de desenvolvimento sobrecarregada e sem saber por onde começar. corrigir falhas de baixo impacto enquanto barreiras críticas permanecem pode não trazer nenhum resultado prático.
uma boa consultoria não entrega apenas uma lista de problemas. ela realiza uma análise completa e entrega um plano de ação estratégico, mostrando o que corrigir, como implementar as soluções e, principalmente, qual a ordem de prioridade para gerar o maior impacto positivo com o menor esforço.
muitas empresas tratam a acessibilidade como um projeto único. elas corrigem o produto, recebem um “selo” de aprovação e seguem em frente. no entanto, a cada nova funcionalidade ou atualização, novas barreiras podem ser introduzidas, e novos ajustes podem ser necessários.
o objetivo final é sempre a autonomia do usuário. a ideia é que após contratarem nossa consultoria, deixemos mais do que só um monte de relatórios para trás, que possamos fomentar o desenvolvimento de uma cultura de acessibilidade digital em todas as empresas por onde passarmos, para que pensar recursos que promovam a inclusão digital seja cada vez mais intuitivo, passe a acontecer sempre que uma nova funcionalidade for pensada e, por consequência, torne o processo de implementação e menos oneroso para nossos parceiros.
ver a acessibilidade apenas pela ótica do custo ou do risco jurídico é perder a maior parte do seu valor. acessibilidade digital é uma ferramenta poderosa para a expansão de mercado, fortalecimento de marca e inovação.na nossa consultoria defendemos que incorporar a pauta da inclusão digital como diferencial competitivo significa garantir um duplo retorno sobre o investimento (roi). pois não só gera ganhos de mercado, como também promove uma sociedade mais equânime, alinhando sucesso comercial com impacto social positivo.
evitar esses erros é o que diferencia uma abordagem reativa de uma estratégia proativa e inovadora. uma consultoria em acessibilidade digital não é apenas uma fornecedora de correções, mas uma parceira que ajuda a construir produtos melhores e mais inclusivos, de forma sustentável e com retorno para o negócio.
pronto para transformar a acessibilidade em um diferencial competitivo?